04/07/2017

Curso – 2 meses em 2 dias

Usain Bolt não ganha a medalha de ouro nos nove segundos que corre, mas nos quatro anos que treina. No financiamento coletivo a parte mais importante também é a preparação.

O planejamento de uma campanha leva tempo e energia dedicada. Nas nossas consultorias, reservarmos de seis a oito semanas para essa etapa de montagem. A proposta do curso é juntar dez projetos para uma imersão de dois dias. São dois meses de trabalho em um fim de semana. Nosso objetivo é que você saia no domingo com a sua campanha praticamente pronta para o lançamento.

A inscrição é longa e detalhada porque queremos entender bem o nível de maturidade dos projetos. São apenas dez vagas, portanto inscreva-se respondendo o formulário até sábado, dia 16/09.

Quando

23 e 24 de Setembro, 10h às 18h

Onde

Numa casinha no Horto, Rio de Janeiro, perto do restaurante Couve Flor

Para quem

Dez projetos que vão lançar um financiamento coletivo nos próximos meses

Por quem

Téo Benjamin e Felipe Caruso, consultores de financiamento coletivo

Quanto

Satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta. 🙂
Uma das principais características do financiamento coletivo é a relação ganha-ganha-ganha. Quando o realizador ganha (tendo seu projeto financiado), o apoiador ganha (vendo o projeto que apoiou ganhar vida e recebendo recompensas) e a plataforma também ganha (recebendo a sua comissão).
Se queremos ser parte desse ecossistema, precisamos gerar uma relação ganha-ganha-ganha-ganha.

Por isso, diminuímos bastante a taxa de inscrição no curso e entraremos no risco junto com você.

Como

A inscrição é R$ 300 e dá direito à participação de até três pessoas do projeto. Se a sua campanha for ao ar nos próximos três meses e chegar à meta, a gente recebe mais 4% do valor arrecadado. Se a campanha for para o ar, arrecadar mais de 20% (para mostrar que a coisa foi séria) e, no entanto, não bater a meta, você não paga nada e a gente ainda devolve a taxa de inscrição.

Como são apenas 10 vagas e vamos entrar em parte no risco com os projetos, vamos selecionar os participantes por meio deste formulário. Preencha com calma e detalhadamente para que a gente possa conhecer e, assim, escolher o seu o projeto.

Quem somos

Téo Benjamin é engenheiro de formação e empreendedor de vocação. Acompanhou de perto o trabalho da Benfeitoria desde o início, em 2011, e passou a integrar a equipe em janeiro de 2013, onde permaneceu durante 3 anos a frente de diversas iniciativas, como o Rio+, o Recorrente e a própria plataforma de financiamento coletivo. Nos últimos dois anos, foi responsável pela maioria das palestras, painéis e oficinas para as quais a Benfeitoria foi convidada.

Felipe Caruso é jornalista, editor do medium Crowdfunding Brasil e consultor de pessoas e empresas interessadas em empreender no financiamento coletivo. Coordenou por três anos a comunicação do Catarse, primeira plataforma de crowdfunding para projetos criativos do Brasil. Foi gerente de relações públicas da TIM e da Rio+20. Trabalhou por três anos como repórter da Folha de S.Paulo. Já apoiou mais de 150 projetos de crowdfunding em todo mundo.

Juntos, os dois coordenaram o financiamento coletivo da campanha de Marcelo Freixo à Prefeitura do Rio de Janeiro 2016, que arrecadou R$ 1,8 milhão com doações de 14 mil pessoas de todo o Brasil estabelecendo um recorde de doadores 10 vezes maior que o anterior.

Alguns projetos que participamos

Eu Financio Freixo
Clássicos das Ciências
Complexidade Econômica
FarmaCanabis
Startupper
Sonhos e Agulhas
Eu Sonho Piracanga
Todos pelo Alemão

Descrição detalhada do curso

Será uma experiência bastante intensa, com pelo menos 16 horas, dois facilitadores experiências, muito conteúdo, dicas práticas, exercícios e troca entre os projetos. Todo o processo será dividido em alguns momentos

1- Avaliação do potencial: vamos primeiro avaliar o potencial do seu projeto para o financiamento coletivo. Entrar em cada um dos fatores que influenciam esse potencial e identificar possíveis fraquezas para que possamos criar um plano para superá-las

2- Construção da campanha: existem alguns pilares que fazem uma campanha ficar de pé. Vamos embarcar em uma jornada de exploração de cada um desses pilares, passando pela lapidação da narrativa, mapeamento de rede, definição das recompensas e cálculo das metas.

3- Materiais de campanha: existem alguns materiais necessários para a página de campanha. Vamos falar sobre vídeos, textos e imagens necessárias para colocar uma campanha no ar. Teremos exercícios mão-na-massa para que cada campanha já saia com esses materiais bem encaminhados. O roteiro do vídeo deve estar pronto, os textos já estruturados e as imagens necessárias mapeadas. Além disso, vamos preparar um plano para os materiais complementares, a serem usados fora da página da campanha.

4- Estratégias de divulgação: uma campanha de financiamento coletivo não é apenas uma página bonita em uma plataforma. É necessária uma grande divulgação. Vamos traçar um cronograma de ações com estratégias específicas para cada fase da arrecadação.

A ideia é que ao fim do domingo todas as campanhas estejam engatilhadas, só faltando ajustes finais e refinamento dos detalhes.

Entendemos que as campanhas não serão lançadas logo depois do curso. Por isso, pelos três meses seguintes estaremos disponíveis por e-mail para mandar dicas, dar opiniões e acompanhar o processo até o lançamento.

A inscrição é longa e detalhada porque queremos entender bem o nível de maturidade dos projetos. São apenas dez vagas e os projetos são analisados e escolhidos conforme forem se inscrevendo, portanto inscreva-se logo respondendo o formulário. Só aceitaremos inscrições até sábado, 16/09!